14 de jan. de 2014

20 ideias para tornar a vida alheia mais bonita

Você pode até reclamar da garotinha escandalosa da sua classe que entende mais da vida dos mais de 800 estudantes do colégio que de bom senso para maquiagem, ou das reuniões de família no Natal que sempre acabam caindo no relacionamento de fulano ou na desgraça de beltrano, mas uma coisa é fato e não dá pra mudar: o ser humano é instintivamente social. Viver com os semelhantes, construir relações e lidar com os defeitos do outro sem logo puxar uma lança ou expor os caninos é nossa arte natural. 
Então, se não dá pra excluir o Facebook de vez (coisa que já fiz e recomendo), abrir espaço entre os cobertores e dormir até a próxima existência, reconhecer que você pode sim usar essa necessidade a seu favor e a favor de um mundo melhor é uma ideia para levar pra vida toda.
Parece papo do Greenpeace, eu sei, ou até discurso de monge tibetano, mas compartilhar felicidade é melhor que guardá-la só pra si. 
E se tem uma coisa que os seriados da vida me ensinaram é que não vale a pena ter um império, se não tiver com quem compartilha-lo (obrigado, Rebekah Mikaelson). No nosso caso, aquele império de chocolates e doces embaixo da cama.

1. Enviar um e-mail para uma blogueira que admire. Quantas vezes conhecemos um blog e o devoramos de cabo a rabo? E, mais ainda, quantas vezes lemos os posts e não deixamos nem um comentário sequer? Enviar um e-mail para sua blogueira favorita dizendo o quanto acha o blog dela especial e o quanto ela te inspira não vai fazer seu dedo cair. Pelo contrário, só vai dar uma força naqueles momentos em que a maré estiver baixa e a motivação lá no pé.
2. Dar um presente. Não precisa ser aniversário ou data especial. Muito menos um livro caríssimo ou o ingresso para O Show do Ano. Dizem os boatos por aí de que chocolate, uma flor roubada de jardim ou bala de goma tem um efeito igual.
3. Não reclamar. É quase instintivo: reclamar que o outro não colocou o copo na pia, que dormiu com a tv ligada, que pisou no seu pé ou que não devolveu aquela caneta que, com tanto chilique, parece ser mais importante que seu respirar. Qual o problema de relevar, de deixar passar? Qual o pior que pode acontecer? Resolver o problema é mais fácil que gastar cordas vocais por ele ou sobrecarregar o ambiente (#fikadica).
4. Oferecer ajuda sem ninguém ter pedido. Ajudar uma pessoa na rua com sacolas (em pleno cosplay de bolas de demolição) não vai fazer lá muita diferença para você, mas pode acreditar que o tal azarado vai agradecer aos Céus. Lavar a louça para sua mãe também não. Carregar umas caixas para um professor na escola e um milhão de outras coisas reforçam o exemplo, que peço a Darwin que você já tenha entendido muito bem.
5. Doar. Se você olhar ao seu redor agora vai achar umas 10 coisas, no mínimo, que não fazem sequer diferença na sua vida. Pode ser o livro que você nunca releu, o filme que você comprou mas torce o nariz sempre que pensa nele ou a blusa para usar quando emagrecer - que na verdade é um horror. Pode doar para uma ONG ou dar de presente, mas doe. Doe. Agora. 
6. Sorrir para estranhos. Já dizem por aí que sorrir quando se está triste é capaz de enganar o próprio cérebro e trazer a felicidade verdadeira. Imagina o quanto não dá pra enganar os cérebros alheios por aí?
7. Enviar SMS para desconhecidos. Pode ser um simples bom dia sincero, ou qualquer desejo do tipo. Esquece a dor, esquece o rancor e vá ser feliz ou Um elogio sincero pode mudar o seu dia. Que tal mudar o dia de alguém hoje? é só o começo da infinidade de ideias possíveis e imagináveis.
8. Espalhar cartazes por aí. Esse item vai pelo mesmo caminho do anterior. A diferença é que é ainda mais inesperado e tem uma enorme utilidade pública: tampar aqueles anúncios de festa open bar feitos no Photoscape e promessas de se trazer o amor em 3 dias (menos o amor próprio, tá, querida?!)
9. Dia vegetariano. A vida dos seres humanos pode não mudar tanto com isso, mas para os animais faz uma diferença crucial. Se você não imagina passar a vida inteira sem carne, experimenta se apropriar desse estilo de vida pelo menos um único dia na semana. E na primeira vontade de entrar de penetra no churrascão dos vizinhos que surgir, pense na carne do seu animal de estimação: você o sacrificaria agora mesmo só pra saciar essa vontade temporária?
10. Musicalizar, poetizar, desenhar. Não importa o seu talento: ele pode muito bem ser usado para tornar o dia de alguém mais especial. Afinal, quem não gosta de receber uma demonstração de amor tão singela a e artística?
11. Deixar livro em local público. O projeto Leve Este Livro fala por si só. Leitura compartilhada é sinônimo exato de felicidade.
12. Incentivar/elogiar. Se a pessoa fez algo, elogie. Pode não ter ficado a melhor coisa do mundo (como aquela receita nova da sua mãe) ou esbanjar talento (aquele desenho da sua irmã ou o texto da sua amiga), mas dá confiança pra tentar outra vez.
13. Comprar uma sobremesa para alguém. Almoça com alguém do trabalho ou lancha com o colega no intervalo da escola? Leve um doce, um bombom ou uma fruta. Ele ficará loucamente grato, confie em mim. 
14. Criar um projeto. Se eu ganhasse 1 real para cada comentário no maior estilo "ah, isso não funcionaria no Brasil" em matérias sobre boas ações em países estrangeiros que eu leio, eu estaria agora no meu navio a la Titanic, a caminho do meu casamento com Ian Somerhalder. A impressão que tenho é que é bem mais fácil culpar o Brasil por uma omissão sua que se responsabilizar por não levantar a bunda da cadeira. Crianças, não me façam querer petelecar a orelha de vocês até sangrar. Achou uma ideia bacana? Antes de pôr empecilhos, corra e adapte-a a sua realidade. O Brasil nada mais é que um pedaço de terra, e se algo estiver ruim: é culpa sua também. Principalmente sua.
15. Criar um caixa "tudo de bom que a vida possa oferecer". Presente de aniversário mais cheio de amor que eu conheço. Na minha (futura) caixa, escolhi pôr: um filme incrível, um chocolate, um cd com as melhores músicas do mundo, um livro pequeno - e perfeito - de sebo, uma lista de coisas que gosto na tal pessoa e uma lista de sugestões para tornar a vida mais doce.
16. Fazer uma surpresa. Qualquer surpresa vale (você tem criatividade, meu amigo, confie nisso)... Desde que você não siga o exemplo do Chandler naquela tentativa fail de pedir a Monica em casamento, no fim da sexta temporada de Friends, tá valendo.
17. Contatar amigos distantes. Sei lá porque vocês se distanciaram. Ele pode ter comido seu biscoito favorito, mudado para a Chechênia ou começado a curtir axé. A questão é que um oi tem mais significados que se imagina. Lembro que você existe e senti saudades são só 0,1% das possibilidades e fazem qualquer se sentir especial, repentinamente. Vai que nessa troca de mensagens codificadas vocês não se lembram quão boa é a companhia um do outro?! Tentar não mata. 
18. Oferecer carona no guarda-chuva. Sempre nos esquecemos de olhar em volta, principalmente quando tem mais água vindo na nossa cara que se movendo no Oceano. Mas imagina quão mais difícil é enfrentar esse desafio duríssimo desprotegido? Quando abrir seu guarda-chuva na próxima chuva e ver alguém se molhando do seu lado, ofereça uma carona. Se for um desconhecido, ainda melhor: novas amizades costumam surgir de ações totalmente inesperadas.
19. Crie uma lista semelhante a essa. Com suas próprias ideias. Olhe blogs, converse com amigos, procure imagens inspiradoras. Quanto maior a lista, maiores são as chances de se orgulhar de fazer a diferença. Alegria compartilhada consigo mesmo também é uma delícia. 
20. Contagie pessoas. Certifique-se de espalhar essa lista ou a sua própria por aí. Certifique-se de influenciar pessoas de forma positiva. Certifique-se de fazer com que as pessoas acreditem na vida. Certifique-se de fazer fofoca boa. De comentar sobre a gratidão e os projetos que descobriu por aí. Compartilhe felicidade e tudo mais que faz seu olho brilhar e as unhas roídas dividirem espaço na boca com os sorrisos. Compartilhe. Contagie. 

24 comentários:

  1. Sabrina, sua linda! Amei o post e espero que você venha a fazer outros tão inspiradores quanto esse. Acho que veio num momento bom pra mim, e realmente concordo com o que você disse. Pequenas ideias, atos, boas surpresas. Podem mudar o dia de alguém pra melhor. A ideia da caixa "tudo de bom que a vida possa oferecer" me ganhou, de verdade. Vou fazer sempre a partir de agora. Obrigada pelas inspirações que esse post me rendeu! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sabrina, parabens pelo posts.. sério. Foi muito inspirador para mim que fico dia todo em casa fazendo nada rsrs
    obrigada *---*

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Sabrina, eu sou vegetariana haha Sempre digo oi para estranhos, alguns acham esquisito da minha parte, mais fazer o que... Achei mto legal a lista, essas pequenas coisas são mto mais importantes do que a gente imagina, parabéns :)

    http://findsomethingblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vou confessar: "Não iria ler isso tudo!" mas acabei vencendo a preguiça e li. ADOREI tudo que você escreveu Sabrina, acho que outras pessoas deveriam ler, você falou cada coisa que tipo faria um mundo melhor? Quem sabe... talvez tem pessoas que não gostam de serem 'legais" mas tem pessoas que são boas, e faria a maioria dessas coisas citadas! Parabéns, foi só ler isso dai que me deixou melhor, não sei explicar, mas me deixou! Beijos.

    www.blogalinepassos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gente, que post ótimo! Amei toooodas as dicas ^^ beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amei tudo, achei lindo <3 esse comentário ficou meio idiota, mas é que entrei nesse post e acabei passando uma meia hora aqui, sem brincadeira! Aí olhei umas mil postagens uaishuhdsud amo teu blog <3

    ResponderExcluir
  7. (okay, acabei de ver que não foi a amanda que postou HEHEHEH mas WHATEVER, amei mesmo assim. parabéns, Sabrina <3)

    ResponderExcluir
  8. Que legal! Acho que vou tentar fazer algumas coisinhas dessa lista.

    ResponderExcluir
  9. Esse post foi inspirador pra mim! Anotei várias dicas e quero colocar em pratica, fazer uma surpresa pra alguém esta ate no meu 101 em 1001, hahah. Gostei muito, um super parabéns!
    beijoss!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Inspirador! Fiquei melhor só de ler! Vou ver se faço o que ta na lista e ver se crio outra. Acho que é tão surpreendente ler esse texto, pq a gente é tão egoísta que nunca pararia pra pensar em algo assim. XD Vlw pelo texto.
    (o blog no meu perfil não é destualizado, não uso mais, só deixo ele ativo pra ver se volto um dia)

    ResponderExcluir
  11. Post maravilhoso, meus parabéns Sabrina! <3 Com certeza compartilharei no meu blog, e tentarei fazer minha lista mais para frente. Com calma, pensando certinho e tudo mais. Beijos, beijos

    Doce de Menta

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e vou tentar fazer uma lista dessa para meu blog...

    princesamaloka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse post melhorou meu dia. Com certeza tentarei fazer alguns itens, começando com criar minha própria lista.

    Imperfeito Universo

    ResponderExcluir
  14. Tudo muito bonitinho...Mas oq tem a ver a foto do balão com o post????

    Além do que, soltar balões é uma imbecilidade, néh?

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, essa é uma representação dos balões japoneses, que tem como significado deixar o passado pra trás e seguir em frente, recomeçar, tornar o futuro melhor, mais bonito, etc. Sinto muito que não tenha entendido :(

      Excluir
  15. Muito bom! Acho que é um dos melhores posts que já vi! Preciso fazer uma lista assim *o*

    Beijos
    http://ignorantesedoces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, post super inspirador!! ♥
    A M E I! Puro amor <3 quero seguir muita coisa aí!
    beeijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sabrina! Tudo bem? ♥

    Vim pra esse post através da indicação de uma amiga e já pode me considerar sua fã n° 01. Além de escrever super bem, você ainda escreve dicas lindas como essas? Por favor! Hahahaha
    Não sei se foi muita ousadia de minha parte, mas já imprimi (e coloquei seu nome, claaaaro) o textinho e vou deixar guardado na minha pasta pra sempre que puder olhar pra ele e fazer uma coisa da listinha! Achei a ideia de tudo muito incrível e depois te conto se consegui cumprir todas elas, combinado?
    Que blog lindo, apaixonei! ♥ Hahahaha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo
voyeur porn porn movies sex videos hd porno video