15 de mai de 2013

E quem disse que mulher não faz rock?

Tumblr_lfrg9ealde1qgf0aro1_500_large
Quando falamos de rock, você provavelmente vai pensar em um vocalista. Não importa se é o James Hetfield, David Grohl, Serj Tankian ou Kurt Cobain, mas se te perguntarem sobre uma vocalista de rock, não duvido que ache bem zoado. Mulher não serve pra isso.
Mas é lógico que serve.
Agora tire essa ideia da sua cabeça.
Se sua visão de 'bandas de rock com vocalista mulher' se limita a Taylor Momsem, Hayley Williams e Amy  Lee (e provavelmente muita gente nega que são rock porque 'hurr durr música atual hurr é pop, não é rock durr não tem gritos'), tenho algumas lindas para apresentar para vocês. Fora a limitação de 'mulher no rock tem que ter cara de bad boy, gritar e se vestir como homem, com muitas tatuagens e apelo sexual' não é sinônimo de rock. Se você gosta do estilo, recomendo muito que conheça essas, que são minhas favoritas:

The Runaways: As garotas são meu amor. A banda surgiu na década de 1970 nos EUA e conta com o vocal da Cherie Currie e da Joan Jett. Tem quatro álbuns lançados e um filme.
Vale a pena ouvir também a carreira solo da Joan! Fiz um post falando sobre ela aqui.

Veruca Salt: Banda da década de 1990, de Chicago. Também com quatro álbuns lançados, faz mais o gênero alternativo. É mais desconhecida e agitada. O ritmo dela é contagiante.



The Kills: A banda tem origem dupla: A vocalista/guitarrista Allisson Mosshart é americana e Jamie Hince (vocalista/guitarrista/baterista). A banda começou em 2000 e também faz mais o rock alterativo.

The Donnas: Hard Rock (meio punk, meio alternativo) da década de 1990 formado por quatro garotas, a banda surgiu nos EUA e é incrível, apenas.

The Sounds: Banca sueca de rock alternativo/new wave, formada no final da década de 1990. A vocalista, Marja Ivarsson, abusa do poder da sua voz mais suave e aguda o suficiente, sem se tornar irritante e maçante.

Suzi Quatro: Talvez sua mãe seja fã, porque várias músicas fazem mais 'esse estilo'! hahah Também já falei da Suzi aqui; É americana e tem quinze álbuns lançados, o primeiro de 1973.

Plastiscines: As Plastiscines são francesas, mas tem mais músicas em inglês. São mais recentes (da década de 2000). O nome da banda vem de um trecho de Lucy in the sky with diamonds, uma música dos Beatles.

L7: Banda estadunidense formada em 1985. O nome vem de uma 'gíria' americana (fazendo L7 com os dedos, forma um quadrado).

Dover: O grupo é espanhol, mas grava músicas em inglês. Surgiu em Madrid na década de 1990 e é adepta ao rock alternativos.

Ida Maria: Cantora norueguesa de 28 anos que começou a carreira em 2007. Adepta do rock alternativo. Recomendo infinitamente essa música:

Hole: Muitos vão conhecer como 'a banda da vadia viúva do Kurt Cobain'. Courtney Love formou a banda em 1989, também de rock alternativo.

Girlschool: Banda de heavy metal do Reino Unido formada só por mulheres e surgida em 1978. Tem até banda cover autorizada aqui no Brasil, chamada Midnight Ride!

Garbage: Banda estadunidense de rock alternativo/industrial formada em 1993. Já vendeu mais de 17 milhões de discos.  O último álbum foi lançado ano passado.

Elastica: Banda inglesa formada na década de 1990, adepta ao punk rock/rock alternativo. Drogas foram um problema comum entre os membros e foi uma das principais causas do fim da banda em 2002.

Bikini Kill: Banda americana de punk rock da década de 1990. Incentivou o movimento Riot Grrrl e teve dois álbuns lançados antes de se separarem em 1997.

Babes in Toyland: Power trio estadunidense de punk rock/grunge formada em 1987. Vocal bem potente e ~rasgado~.

Ufa! Indiquei bastante banda, né? Quais vocês conheciam? Conhecem mais banda de rock com uma mulher como vocalista? Conta aí!

13 comentários:

  1. Ultimamente só porque as bandas são novas eles falam que não são Rock, ainda mais quando tem mulher no vocal. Pensamento de panaca! HAHA! The Runaways é bastante viciante, adoro muito o ritmo das músicas!

    ResponderExcluir
  2. Achei que falou The Pretty Reckless hahaha ♥ ouço quase todas essas do post

    Beijos
    http://pixievioleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tem as bandas de metal sinfônico, como o Nightwish, o Epica. Tem o The Birthday Massacre que tem a Chibi, acho essa menina muito foda e fofa <3, tem o Revamp e outras muitas bandas. Mas gostei das indicações, tirando a Hole por causa da vadia da Courtney kkkkk. Bom post!

    Fan Page do UNG || Blog.

    ResponderExcluir
  4. I'm your ch ch ch ch ch cherry bomb. ♪♪ - Só conheço a The Runaways mesmo, acho que é a mais popular assim. As outras parecem ser boas também!

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, acho que as mulheres tem que ganhar os palcos do rock também c;

    Beijos, Joy

    ResponderExcluir
  6. Quantas bandas!! Algumas eu não conhecia.
    Realmente esse povo tem uma visão diferente quando uma rockeira vai aos paucos. Algumas ja conquistaram multidões, outras precisam ser mais reconhecidas. Gostei da idéia do post, favoritei pra depois ouvir as bandas 'novas' para mim.
    beijos e que Deus te abençõe ♥ Like a Rock, Like a Roll | Fan page|Enquete

    ResponderExcluir
  7. POw falta Vixen, umas das melhores de hardrock onde todas as integrantes eram mulheres.

    ResponderExcluir
  8. Faltou Heart. Ann Wilson fez Robert Plant chorar cantando Stairway to Heaven. Na minha opinião o melhor vocal feminino. Canta demais.

    ResponderExcluir
  9. Lembrei de três: Kittie, da década de 90. Otep, ainda na ativa, final dos 90, bem caceteira a banda e também uma fase do Arch Enemy, tinha uma doida nos vocais.
    Ah, tem também Disttilers, a vocalista é a esposa de Josh Holmes do Queens of the Stone Age.

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo