14 de dez de 2013

Para levar seu blog pra frente

Notebook | via Tumblr

Aproveitando as férias (obs: estive fora desde ontem em RS e volto amanhã!) e sabendo que vou ter o tempo praticamente todo livre para dedicar ao blog, parei para pensar no que vou fazer enquanto tenho todo esse tempo em cima de mim. A pior coisa do mundo é ficar desocupado (#exagero), mas também fico péssima se ficar o dia inteiro no computador e precisava pensar em como cuidar do blog, mas mantendo distância. E ainda deixando-o mais profissional! Montei algumas dicas para todas nós seguirmos e fazermos as férias valerem a pena para o blog também!

1) Descubra e desenvolva o nicho do seu blog! Não adianta dizer que seu blog 'fala de tudo'. Ache um assunto específico para focar para ter um público fiel, que sabe que o que procura, encontra no seu blog.

2) Assine newsletters! É sério! Das lojas favoritas, quero dizer. Assim, se tiver alguma novidade que valha a pena compartilhar com leitores, você vai ser a primeira (ou uma das) a saber e pode criar um post sobre isso. Seja anunciando a notícia que recebeu, montando uma wishlist ou apresentando a loja.

3) Mantenha um caderno do blog. Assim você pode manter sua distância. Anote os dias para retribuir comentários, os posts que vai fazer na semana, a promoção que vai lançar, os e-mails que tem que responder, os assuntos que podem servir para postar... Tudo o que achar ser útil.

4) Desenvolva as habilidades que precisa! Se for tirar fotos, compre uma câmera boa e treine. Se for fazer look do dia, experimente poses e ângulos. Se for fazer tutoriais de maquiagem, treine antes. E sempre treine sua escrita!

5) Anote todas as ideias no momento que as tiver. Sério. A chance de você esquecer é imensa se não o fizer. E procure anotar nos mesmos lugares!

6) Observe blogs maiores mais atentamente. Anote o que você acha que fez aquele blog/blogueira especial e 'recicle' para algo que possa te fazer crescer.

7) Não faça se não gosta. Não interessa se todo mundo quer ler, se todo mundo se interessa. O blog é você e tem que ser feito por você, sobre o que você gosta!

8) E também não faça se não sabe! Se quer falar sobre, aprenda antes. Evite constrangimentos.

9) Esteja em todas as redes sociais que puder, interagindo bastante com seus leitores! Simpatia é tudo o que querem. Se não puder dar isso a eles, desista.

10) Mantenha o lay organizado e leve. Se demorar para carregar (mais que 10seg), pode refazer. (Veja a média do tempo de carregamento de seu blog aqui;)

O que acharam das dicas? Alguma a acrescentar? Espero que ajude :)

15 comentários:

  1. Gostei das dicas, acho que o principal é focar em um assunto e assim ter um público fiel!

    Beijos
    shelikesrockn-roll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Procurando um nicho, onde é que ele ta.... Vou fazer um caderno em breve. To escrevendo bastante ultimamente. Anoto as ideias desde antes de voltar com o blog. Venho stalkeando o CO faz meses UHEUHE Leio antes de escrever, e só falo sobre o que gosto (nossa, tem 2 posts no blog UHEUHE) Facebook oi oi. E meu layout, o blog inteiro demora em média 1.74s pra abrir. Sentiu a rapidez? UAHSHAS Gostei das dicas, agora que voltei com o blog e tal elas viraram "Biblia" UHE Bjs

    garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que todas as dicas são muito válidas, principalmente nesse mundo em que todo mundo quer ser blogueiro. Mas é um blogueiro pro mundo, não pra si próprio.
    Foco é meio que uma palavra de ordem. Numa bagunça todos acabam se perdendo.

    5coisasparafazerquando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Com certeza treinar a escrita é essencial, não é algo que se faça uma vez só.. E concordo plenamente ''Se não souber, não fale''. Pior coisa é você entrar em um blog e ver que a pessoa fez um post sobre um assunto que ela não domina.
    http://www.spaziobeaute.com/

    ResponderExcluir
  5. Dicas essenciais. É bem verdade. Mas o ponto crucial é: postar sobre o que se sabe e o que se gosta. É supimpa! hahaha O blog é antes de tudo um cantinho nosso, né? Eu ainda tenho dificuldade de postar algo que eu goste, ou esqueço, ou não sei como postar... Mas com o tempo sei que isso vai melhorar! :D Suas dicas sempre são ótimas! Beijo, um final de semana mágico para você! ~

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Obrigada pelas dicas, estava precisando desse post mesmo..
    Saudades do seu blog... Já voltei a blogsfera hein??
    Beijos, Ariane!

    www.diariodostreze.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  7. O MEU BLOG É SOBRE COMPORTAMENTO MAS AS VEZES FALO SOBRE OUTROS ASSUNTINHOS APENAS PARA QUEBRAR UM POUCO DA MONOTONIA,MEU LAYOUT E FOFO (EU ACHO) E SIMPLES,JÁ TENHO UM CADERNO DO BLOG ACHO SUPER IMPORTANTE E ESTOU NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS (FACEBOOK,TWITTER).
    http://fulanadiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimas diicas : ))
    fiz meu caderninho p n esquecer o que postar hahaha
    e usar todas redes sociais são ótimos !
    bjs

    http://www.modaemlink.com/2013/12/compre-vestidos-por-menos-de-r-4000.html

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom ter dicas assim. Desde os 11 eu tenho blog. Mas por motivos babacas eu resolvi desativá-lo. Estou começando de novo agora. Não sei muito sobre layout e estou sempre tentando melhorar o meu haha. O meu blog fala de várias coisas. Ele na verdade é uma extensão de um caderno meu ( depois tenho até que fazer um post sobre isso...) e irei colocar váárias coisas, mas por enquanto só tem uns textinhos que fiz já ha um tempo...
    E realmente, eu vejo vários blogs que tentam fazer tutoriais sobre aquilo que não sabe ou que não gosta.. Sério pessoal, como a Amanda disse aqui, o blog tem que ter a sua cara! Não faça posts sobre um assunto que você não domina, pega mal... :/
    Beijos!
    www.blogumnovocomeco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já sigo algumas dicas que fui aprendendo ao longo deste ano...o ruim é que eu não vou ter ferias nenhuma então tempo para o blog não tenho quase nada! Mas espero que as coisas mudem em 2014! #gogogo

    Grande Beijo :P

    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas amr, estou sempre tentando aplicar todas no meu blog.
    Acho que vou começar com o caderninho (:
    Xoxo,
    Gabi

    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Algumas dessas dicas gente acaba se tocando que tem que seguir, como, o caderninho pra anotações, o layout leve e organizado... Mas, ainda tem gente que precisa se "achar", vejo muita gente que posta por postar, isso acaba tirando a personalidade dela do blog, ou seja, nem parece que é dela, nem dá ânimo de ler.

    link blog: ▹ Guns of Youth

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, realmente valiosas!
    Beijocas.
    Beijinhos.
    Siga-me no Like a Skyscraper e nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no blog.

    ResponderExcluir
  14. Suas dicas me ajudaram muito, com certeza vão fazer muita diferença pra mim!

    http://cereja-flamejante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei das dicas, só não gostei do desista se não tiver todas as redes, eu não tenho mais nenhuma rede social, mantenho o blog do modo antigo indo blog a blog. kk
    E não vou desistir.

    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo