4 de dez de 2013

10 dicas para escrever melhor!

Ocean of Emotion

O que tem de gente mais nova publicando/querendo publicar um livro é incrível! Sério, acho muito legal que cada vez mais pessoas se interessem por isso! Vejo cada sinopse/capa incríveis que acho uma ofensa não mostrar isso para o mundo. E se você é dessas que gosta de escrever mas não acha que consegue transmitir uma ideia muito legal, fica aqui com minhas dicas para criar e aprimorar sua técnica!

1. Leia bastante! E além de ler, preste muita atenção no que lê. Em como os detalhes são oferecidos, como os diálogos são feitos, qual a melhor hora para colocar um travessão... Quanto mais você lê, maior a sua percepção quanto o que é bom ou não para aplicar.

2. Escreva frases curtas! Elas são mais impactantes e mais gostosas de ler. Compare:
Abri uma fresta na persiana. Observei, no fim da estrada, um vulto. Por detrás da poeira, era difícil de julgar. Imagino que seja o novo morador da rua. Me peguei espremendo os olhos tentando enxergá-lo até que uma mão me surpreendeu em meu ombro.
E esse trecho:
Abri uma fresta na persiana e observei, no fim da estrada, um vulto que por detrás da poeira, era difícil de julgar, mas imagino que seja o novo morador da rua. Me peguei espremendo os olhos tentando enxergá-lo até que uma mão me surpreendeu em meu ombro.
É muito mais cansativo ler a segunda, né? A frase vai perdendo seu sabor a medida que segue, e quando mais curtas, melhor. Mas não adianta colocar um ponto em qualquer lugar que tenha uma vírgula! Antes. Que. A.  Leitura. Fique. Robótica.

3. Abra os olhos sobre sua realidade! As pessoas costumam escrever sobre o que sabem, sobre o que vivem. Não adianta cogitar sobre 'como pode ser a vida do outro lado do mundo' se você nunca esteve lá! Viaje, pesquise, estude o tema!

4. Repita palavras estrategicamente, mas sem exageros! É interessante para enfatizar algo. Por exemplo: "Era grande. Grande o suficiente para não caber na palma de minha mão". Nesse caso, ressaltei que algo era grande. É interessante que a palavra a ser repetida apareça no final da frase e no início da que se segue.

5. Descreva bastante! Pinte a tela em branco que está nas mãos do seu leitor. Por exemplo:
Segurei um exemplar fino e com cheiro de mofo de um caderno de capa dura nas mãos. Deslizei o polegar sobre a capa vermelha tentando encontrar o provável nome do dono do diário. Estava escrito em dourado e com letra bem desenhada. 

6. Use palavras suaves. 'Verbos delicados'. Deslizar, suspirar, observar. Esse que soa bem quando a voz na sua cabeça lê ao passar os olhos.

7. Escrever em primeira pessoa torna o texto mais 'entrosado' com seu leitor. Se identificar com quem fala é legal ao ler um livro ou conto.

8. Evite falar mal de algo de propósito, mas é legal selecionar os gostos da personagem para montar o seu perfil.

Sensitive Side Of Life

9. Procure opiniões diferentes! Não dá para agradar todo mundo, mas dá para tentar. De um especialista em letras a alguém do seu futuro público-alvo, críticas construtivas serão importantes para seu crescimento.

10. Entenda os diálogos! É comum 'descrevê-los' também. 'Disse, com desdém', por exemplo. Procure não deixar a história para a pessoa criar na cabeça. Se fosse para o leitor criar a história, ele quem estaria escrevendo! Ele disse. Ela disse. Os personagens não são robôs (e mesmo que fossem), tente transmitir ao máximo a cada fala!

O que acharam das dicas? Ajudou? Alguma para acrescentar?

14 comentários:

  1. Ótimas dicas, concordo com cada tópico. Inclusive com o 1 e 5! Amo livros que tem um maior detalhamento sobre o personagem! Da vontade de ler mais e mais!
    Beijos;*
    Visita? blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Amanda. Acho que você conseguiu ajudar muitas blogueiras por ai. Já vi gente colocando vírgula em lugar errado e mudando tudo ou deixando o testo pesado e cansativo. Acho que o fato de ser suave também deve se aplicar na escrita, porque a escrita também é uma arte e todas as artes devem ter um toque de delicadeza. Adorei o post!

    Xoxo,
    Gabi

    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Legal suas dicas, e serve bastante para as meninas que estão interessadas em ter um blog de sucesso.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei estou começando a escrever um livro :)
    leehlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, são realmente essenciais!

    Seguindo aqui flor, seu blog é lindo!

    Beijos

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo escrever, por isso gosto muito de ler. Acho mega importante! Adorei as dicas, otimo post.

    Beeijos,
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  7. O segredo é ler muito, muito mesmo, haha!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Realmente, dicas ótimas e extremamente uteis heuehu. Não tinha reparado como a segunda dica é tão importante, vou passar a segui-la pois acredito que não sou tão boa com pontuação ehuehue e seria uma honra fazer seu layout *--*
    http://www.stephaniecomph.com/

    ResponderExcluir
  9. Que dicas ótimas Amanda!
    Eu simplesmente adorei. Isso serviu de bastante ajuda para mim, claro que, algumas coisas já sabia, mas é sempre bom saber mais.
    Tive uma ideia agora. Eu quero muito escrever uma história, só que não acho um contexto ou um tema, poderia dar algumas dicas sobre isso também?
    xoxo

    - Califórnia Girl ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post de dicas de tema? Faz sobre câncer, sempre vende! kkkkkkkkkk brincs (ou não), faço sim! :)

      Excluir
  10. Amei as dicas!
    Estou escrevendo um livro e sempre busco me aprimorar!
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas! Eu amo lê e isso me faz escrever bastante. Estou pensando em escrever um livro!

    inventyourhappiness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Essas dicas são ótimas, realmente ajudam bastante. Para quem gosta de escrever como eu, cada uma delas tem um peso que valem a pena no final.

    Beijos!!
    http://dama-louca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Retribuindo a visita c: c:, eu sempre sonhei em escrever um livro *-* as Dicas são mt úteis, Ótimo Post c:

    Beijo! :* http://me-rotulando.blogspot.com.br/2013/12/top-5-filmes-interessantes_7.html (Post new )

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo