1 de out. de 2013

Como se organizar!


Sou viciada em organização. Quer dizer, isso não significa que meu quarto seja impecável nem nada do tipo. Mas o ano está acabando e isso para mim significa ter a oportunidade de tentar de novo. A vida tá estranha no seu método atual? Perdeu seu RG mais de oito vezes esse ano? Atrasou coisas a pagar, esqueceu o que tinha que comprar quando saiu ontem, não lembra onde anotou a matéria da prova? Então te apresento o método que estou usando ultimamente.
Antes de tudo, não tenha coisas demais! Não tenha aplicativos demais, cadernos demais, agendas demais. Você vai se perder. Concentre as coisas importantes em pouquíssimas coisas. Dois aplicativos, um caderno, uma agenda. E deixe sempre aí, cada coisa em seu lugar. Não quero dizer que você não possa colecionar e usar vários cadernos, agendas e whatever, mas as coisas mais relativamente importantes não podem se disseminar demais pois vai correr o risco de esquecer onde foi parar tal coisa. Vou passar uma ideia geral e depois, falo um pouco mais sobre cada um! Vamos ver?


Agenda e caderno
Tenha na cabeça que ambas vão andar o dia todo contigo. Se forem muito grandes, andem com um bloco que a noite será passado a limpo para elas. 
Agenda: anote tudo o que tiver data marcada e FIM! Não anote que precisa marcar uma consulta que isso você pode fazer a qualquer hora. Anote que dia ela foi marcada. E não marque datas para coisas que pode fazer qualquer dia, como 'dia 20- Arrumar quarto'. Você vai acabar passando por dias livres que poderia fazer o que marcou e no 'dia 20', acabar se ocupando.
Anote coisas que tem que fazer (sem data exata definida) no caderno.
Faça divisões em um pequeno caderno com coisas do seu cotidiano. Faça marcações nas laterais. Escola/trabalho, blog, finanças, seu dia, sua semana, pendências... Completamente adaptável ao que quer. Se tem algum assunto que ocupa uma parte maior da sua vida, pode até ser o caso de adotar um caderno só para ele.
Seu dia e sua semana serão organizadas com post-its e quando for cumprindo, você o tira de lá! Duas folhas para cada um. Se for muita coisa, separe mais, e se precisar classificar, procure deixar meia página ou uma para cada coisa (por exemplo, uma página para 'o que fazer na rua', uma para 'academia'...). Em 'escola', deixe uma folha por disciplina. Coloque a matéria das provas, deveres e trabalhos. Se quiser, pontos da matéria que você precisa estudar mais. Cuidados pessoais pode ser fazer as unhas, hidratar o cabelo, rotina capilar, esfoliar a pele, passar produto para acne, etc.
'O que fazer na rua acho bem legal'! Separe por lugares que frequenta e precisa frequentar. Por exemplo, centro, farmácia, supermercado... Anote o que você precisa fazer em cada lugar. Daí, quando você for para a farmácia comprar alguma coisa, você aproveita e vê no caderno se precisa de algo mais, mesmo que menos urgente, que você já pode comprar e 'se livrar'! Ou então você vai visitar uma amiga no centro, e  no caderno anotou que precisa renovar seu passaporte. Entenderam? E que seja um caderno pequeno para poder carregar para todo lugar na bolsa!




Aplicativos
Divida suas coisas em 'rápidas/para o dia' e 'mais demoradas/para amanhã ou outro dia'. Para as coisas urgentes e o que vai fazer no dia, anote em um aplicativo de tarefas.
Um aplicativo de tarefas atualizado no mínimo toda noite é essencial. Coloque nele tudo o que você for recebendo de informação simples. Se não tiver onde anotar outras coisas, anote nas tarefas para passá-las para o lugar certo quando puder. Por exemplo: Devolver dinheiro para Fulano. Ir na lavanderia. Limpar banheiro. Lembre-se de checá-lo o tempo inteiro. O meu é o que já vem no celular (android). Dá para escolher a prioridade (baixa/média/alta), a data de conclusão (se tem ou não), se quer alarme para lembrar...
Procure deixar alguns tópicos diários frequentes, que você marque como feito quando o fizer e desmarque a noite para o dia seguinte. Sua rotina. Por exemplo: rever anotações do caderno e digitá-las. Tomar remédio x. Dar comida para o cachorro. O legal é anotar coisas pequenas. Se precisar de fazer algo no dia que seja longo, deixe anotado em um caderno ou no listography. O que for mais prático para você. Pessoalmente, uso o listography para o blog e coisas 'sem importância'. Acho o caderno mais fácil.

O listography é um site (e app) que uso e recomendo. O app é pago, mas o site não. Nele, você pode criar listas públicas ou privadas, sobre o que quiser, com direito a colocar link, riscar o que já foi feito e muito mais. É mais simples, mesmo.
Lá, já tem várias categorias prontas e milhares de opções para usar. Por exemplo:
Meu listography vai servir para coisas mais importantes. Mas também vou colocar coisas aleatórias nele. As aleatórias do tipo: wishlist, livros que quero ler, filmes que quero ver, cabelos que quero ter, sites para visitar diariamente, eu deixo no público. As outras ficam no privado. 
Obs: O listography é só para uma referencia de aplicativo de listas, mas você escolhe um que for mais pratico para você. Eu tinha vários legais mas acabei perdendo todos na atualização do iOS. Você pode usar o listography para as 'listas aleatórias' e, por exemplo o evernote para as 'mais sérias'.
Quero organizar minhas listas em prioridades. As cores mais chamarias vão ser de urgências. As mais claras vão ser menos urgentes.
Nesse aplicativo de listas que você escolher, você divide sua vida em categorias. Cuidado diário, escola e/ou trabalho, blog, comprar, semana, objetivos. O mesmo que você faz no caderno, mas com planos mais longos.


Email
O meu e-mail (tenho 3 em uso) é dividido em: Comprei, onde ficam os comprovantes que as lojas que eu compro online me mandam e coisas do tipo. Contas, que ficam as informações sobre minhas contas em sites. Comentários, já que eu marquei para receber todos os meus comentários por email e assim que eu os respondo, guardo na pasta. Domínio, onde ficam os emails da Opticalhost sobre o domínio do blog. Empresas, que é onde guardo os emails que troco com empresas. Equipe, onde ficam alguns emails ded pessoas que se inscrevem para a equipe do blog (em geral ficam organizados na planilha do Docs) e Paypal, que achei legal deixar uma pasta específica para ele.

Planilhas 
Essa parte é legal para organizar suas finanças. O que comprou, onde, quando, quanto foi, como (cartão, dinheiro, cheque...). É  legal para ver para onde seu dinheiro está indo. Guarde em uma pasta específica com mais coisas do mesmo assunto.

Pastas e gavetas
Essa é organização para arquivos que você usa menos. Coisas antigas separadas por categorias (no estilo das listas que falei) por meses (no caso das pastas, uma divisória por mês)

São ideias totalmente adaptáveis de acordo com o que você se dá melhor com. Eu acabo usando mais o listography, o app de tarefas, os emails e o caderno! E como você se organiza?

8 comentários:

  1. Sou super atrapalhada com qualquer tipo de organização. Tenho o Evernote e é um ótimo programa para se organizar! Amei as dicas. Beijos <3
    returningtodarkness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou um pouco desorganizada,sempre deixo as coisas pra cima da hora e esqueço,acabo me dando mal.
    Mais ao ler esse post vi que é preciso mudar um pouco.
    Beijos,http://primeiroseusonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das suas dicas, Amanda. Bastante. Sou SUPER HIPER desorganizada, muito mesmo. Sempre perco tudo e tal. Já tentei a tática do caderno, comecei com um do blog.. mas pouco a pouco fui deixando de lado e quando vi, nem estava mais mexendo nele. Apenas uso agenda para escola mesmo, anotação de provas e atividades. Fora isso, nada. Gostaria muito de tentar novamente a fazer o caderno, mas com outra coisas além do blog e tal, acho muito legal. Invejinha da sua organização rs porque nossa, não consigo ser assim!!!11 Mas enfim, talvez eu vou animar de novo, e quem sabe eu não me organizo, não é?
    Beijos.

    shelikesrockn-roll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse ano até que eu estou bem no quesito organização AUSHAUSHUAHS Uso mais as pastas do computador pra determinadas coisas. Tem uma pasta minha "caderno" em que tem tudo o que eu tenho de pessoal. Fc, notas, meus textos, vlog, etc. E uma outra pra escola. O bloco de notas do android me ajuda bastante também. Tudo que eu tenho que me lembrar/coisas pra anotar mesmo fica lá. Inclusive quando eu resetei o celular perdi bastante coisa. O listrography me ajudou um pouco, mas eu mudo de opinião tão fácil que as vezes eu fico meio "deixo/tiro da lista?". E ai né? Então não me ajuda tanto. Mas preciso tentar voltar a usar. Pra livros: SKOOB! Sem mais. Ajuda muito. Tem um pra filmes também. Mas eu esqueci o site. Pra escola tenho uma folha que fica sempre na minha pasta, e nela tem todas as tarefas/trabalhos/apresentações. Quando eu faço risco. As pastas físicas são ótima pra mim também. Tenho uma pra escola, uma pra documentos importantes, uma pro inglês e uma outra que eu deixo pra desenhos.
    O que eu mais me atrapalho é em "memória recente". Me distraio fácil demais. Dai minha vó fica "MIDRIIIA! FAZ ISSO! FAZ AQUILO!". Mas não me esqueci de nada importante... Até agora.

    ResponderExcluir
  5. Sou totalmente desorganizada, vivo esquecendo de trabalhos escolares e etc... Penso em comprar uma agenda, mas no final a preguiça sempre é maior HUAHAU Fugindo um pouquinho do assunto do post: Uma pena que o Festival of Colors foi adiado :( Também sou de Bh e pretendo comparecer HAUHAUHUHA

    ResponderExcluir
  6. A-D-O-R-E-I
    Apesar de estar comentando um pouquinho (totalmente) atrasada huehue, preciso dizer o quanto o post está bem elaborado! Aliás, estou apaixonada pelas suas dicas <3
    Eu sou totalmente desorganizada e totalmente organizada. Como isso acontece? Bem, em relação ao quarto, à roupas, escola e etc sou bastante organizada (algumas por influência, na verdade, pressão mesmo, da minha mãe eheh). Já com atividades e estudos diários, coisa que qualquer pessoa deveria fazer (principalmente nós!), muito muito desorganizada. Juro que não consigo! Ou, pelo menos, não conseguia. A sensação é horrível, e de umas semanas para cá, estava pensando numa maneira de me organizar de verdade, já que tenho várias coisas para fazer. Sempre.
    Pretendo comprar um caderno (de preferência, um moleskine) para começar a anotar tudo, seguindo suas dicas. Acho que o desafio para mim vai ser mantê-lo sempre atualizado. Você tira pelos meus diários; nas primeiras semanas, escrevia todos os dias. Mas, logo logo deixava de lado e assim se foram um, dois, três...
    Ah, sobre os aplicativos: não me adaptei ao listography. Sério. Eu simplesmente não consigo mantê-lo atualizado, realmente não gosto de ter que entrar no site para organizar o que tenho que fazer diariamente. É mais para wishs aleatórias ou coisas desnecessárias, mesmo. Nunca usei o Evernote, mas já li boas recomendações. Tentarei baixar no celular, será bem prático para anotar os afazares em momentos que não é possível estar com o caderninho.
    Irei começar a me organizar e é para já! hahaha

    Psiu: mais um comentário bíblia (será?) meu aqui no CO <3

    Beijos ♡
    World Cutest | Twitter do blog | Twitter pessoal

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo
voyeur porn porn movies sex videos hd porno video