6 de nov. de 2012

A evolução (ou não) da música

4352578142_4c3ba26581_z_large
já usei essa imagem? odeio essa dúvida
Esse foi um post que estava louca para fazer e foi um antigo pedido de uma leitora, mas como sou meio lerdinha, só saiu hoje! Vamos ver?
A música está em todo lugar, desde sempre. É uma parte muito valiosa de uma cultura e está em constantes mudanças. Nunca vi alguém que não gosta de música pelo simples fato de ser um conforto pra todos. No geral, ela ficou 'necessária' a partir do século XX, com o rádio, e formas de gravar e a mídia para transformar o que quisesse em sucesso. Certamente esse foi o século da explosão, e vários estilos musicais surgiram aí.
Para dar uma geral na evolução, vi essa tirinha no Ah, Negão! (concordo com ela, mas gosto é gosto);

Música da década de 1950: Os chamados "Anos Dourados", marcados por grandes avanços em todos os meios. As pessoas se reuniam para ouvir rádio. Surgiu o Rock'n'Roll e no Brasil, a Bossa Nova passou a fazer sucesso, com ícones como Tom Jobim, Vinícius de Morais, Luiz Gonzaga e João Gilberto. Elvis Presley ficou famoso em 1956 e no final da década, formou-se os Beatles. Um top hit de 1958 foi Little Darling; O Pai do Rock, Chuck Berry, lançou maior parte de sua discografia nessa década. Jailhouse Rock foi lançada.
Tumblr_lcx2gmxqwq1qadpsfo1_500_large

Música da década de 1960: Foi a década dos Beatles, marcada pelo lançamento do seu primeiro álbum em 1962. 'Hey Jude' estava no topo. Janis Joplin se torna um símbolo da contracultura, e no Brasil, Elis Regina começa a fazer sucesso.
Tumblr_lr4h6cmlck1qgbynzo1_500_large

 Música da década de 1970: Coisas trágicas como a morte de Elvis Presley e o fim de Beatles aconteceram. 'Imagine', do John Lennon, estava no topo. Deep Purple, Black Sabath, Rolling Stones, Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, AC/DC, Sex Pistols, The Clash, The Ramones, Bee Gees, The Runaways, Queen, Iron Maiden, The Police, Pink Floyd marcaram a música da década. No Brasil, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Velos, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Vinicius de Moraes foram músicos bem sucedidos e internacionalmente, David Bowie, Elton John, John Travolta, Donna Summer, Elvis Presley, Rod Stewart, John Lennon e Bob Marley.
Tumblr_lgb46qdzgp1qaa3by_large

Música da década de 1980: Michael Jackson começou a fazer sucesso. Cantores e bandas Internacionais  como Bon Jovi, Def Leppard, Duran Duran, Pet Shop Boys, Prince, Modonna, Michael Jackson, Guns N’ Roses, Journey, U2, Iron Maiden, Van Halen, INXS, Whitesnake, Cyndi Lauper e nacionais, como Ney Matogrosso, Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Roberto Carlos, RPM, Cazuza, Engenheiros do Havai, Biquine Cavadão, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, Ira!, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Leo Jaime, Legião Urbana, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil marcaram a música. Desde o começo da década, Another Brick in the Wall marcou.
Tumblr_lfnj2l2ysr1qaa3by_large

Música da década de 1990: Foi o ano do Grunge, principalmente exposto por Nirvana e Peal Jam. A segunda edição do Rock in Rio começou. Morrem os Mamonas Assassinas em um acidente de avião, em 1995. Bandas Nacionais como Raimundos, Titãs, Ira!, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Legião Urbana, Sepultura, Skank, Engenheiros do Hawaii, Pato Fu, Planet Hemp, Charlie Brown Jr, Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Tim Maia, Gabriel, o Pensador, Leandro e Leonardo, Marisa Monte, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Cesar, e internacionais como Bandas de Rock Internacionais que fizeram sucesso na década de 90: Nirvana, Pearl Jam, U2, Dire Straits, Scorpions, Duran Duran, Guns N'Roses, Metálica, A-ha, Blink-182, Iron Maiden, Radiohead SoundGarden, Green Day, Alice in Chains, Prince, Michael Jackson, Madonna, Jamiroquai, Ozzy Osbourne, Bon Jovi, Peter Gabriel, Bryan Ferry, David Bowie, Shakira, Cristina Aguilera, Céline Dion foram marcantes. O 'Dance' também foi um grande estilo na época.
Tumblr_l1wym82iyv1qzci65o1_500_large

Música da década de 2000: O Hip Hop se popularizou, com artistas como 50 Cent, Jay-Z, Kanye West, Snoop Dog e Ludacris.  O funk no Brasil se tornou uma coisa bem diferente do Funk originalmente dito. Fizeram sucesso Mariah Carey, Cristina Agiulera, Britney Spears, Usher e Jennifer Loppez. A popularidade do rock caiu nas presenças em paradas de sucesso, mas se manteve popular. Evanescence, Green Day, Blink 182, The Strokes, Placebo, Coldplay, Sum 41, Arctic Monkeys, Paramore, Simple Plan, Panic! At The Disco, Foo Fighters, Good Charlotte e Linkin Park fizeram sucesso. No pop, Britney Spears, Kelly Clarkson, Avril Lavigne, Pink, Rihanna, Beyonce e Lady Gaga marcaram. (veja mais aqui) No Brasil, Ivete Sangalo, Sandy & Júnior, NxZero Marisa Monte, Raimundos, Skank, Zezé Di Camargo & Luciano estiveram no topo. Veja 50 Melhores Álbuns Nacionais.
Tumblr_lma969n7xz1qh66zro1_500_large

Música da década de 2010: O sertanejo estourou juntamente com o pop. Ke$ha, Justin Bieber, Katy Perry, The Black Eyed Pease, Cláudia Leitte, Jorge & Matheus, Victor e Léo, Rihanna, Skank, NXZero, David Guetta, B.O.B., Hevo 84, Restart, Pitty, Cine, One Direction, Lady Gaga infestam as rádios e estão sempre falados pela mídia.
440783436_6d70ba1bff_z_large

Vocês podem ver as 100 músicas que marcaram em cada ano dessas décadas aqui e podem ler mais sobre aqui (esse é da década de 1990, mas tem de 50-90).


Agora que 'contextualizei vocês', preciso dar meu depoimento. Imparcial, sem mostrar preferências por nada por enquanto. Mas quem percebeu que a medida que o tempo avançou, as tecnologias obviamente avançaram e foram abandonando as formas tradicionais de ouvir música. Fita K7? Vinis? Não mais. Cds? Estão se perdendo, já que agora a música é baixada. Perdeu a 'importância', o valor que tinha. As batidas? Das mais complexas e feitas pelo talento de cada músico para uma edição e uma mixação em programas de computador. Solos de teclado, guitarra, bateria? Ninguém precisa disso, a música nem precisa ser realmente feita pelos homens! Que tal deixar computadores fazerem todo o trabalho e ganhar dinheiro a essas custas? E pra que saber cantar? O AutoTune me deixa famosa só por ter um corpinho. Quer dizer, o Photoshop pode melhorar isso também, esqueci. Letras? Ninguém precisa pensar em nada agradável. Repetir uma palavra cerca de 130 vezes é o suficiente. Entra na cabeça do consumidor, e o consumidor não quer nada complexo. Só quer preencher o silêncio com o que estiver tocando na rádio mais famosa. Quem precisa de inovações? Eu sei que já existe uma banda idêntica, com a mesma batida e mesma letra, mas é só mudar o penteado e trocar a fonte da capa do álbum que ninguém vai perceber!
Perceberam o valor que tudo perdeu?
O que era feito com calma e dedicação pelo amor à música agora é tratado como um instrumento de fazer dinheiro. Trazer fama. Perdeu o sentido fazer algo para agradar as pessoas por ser agradável- e não estou falando de gostos. Estou falando sobre a harmonia, a melodia e coisas que são sentidas no sistema nervoso, e não nas genitálias. Sexualidade precoce faz com que a cada geração, as pessoas sejam mais precoces. Incentivar a beber e usar drogas é algo cada vez mais comum em músicas. Ninguém quer saber de procurar música boa, já que isso não é uma preferência da maioria, então só pegam o que a mídia oferece de mão fácil. A maior parte do que está brotando atualmente parece mais música tema de uma suruba.
A música deveria ser um tipo de descrição da sua cultura. É isso que você gosta de ver na descrição da sua? Bunda, festas, sexo, drogas e beber até vomitar? O mundo está um conformismo que só: Ninguém quer pensar. A alienação é constante e todo mundo está acostumado com isso. Acostumado com o conformismo. Acostumado com os chips que a sociedade implanta em sua cabeça impedindo de contestar. É mais fácil produzir várias coisas para agradar vários gostos ou massificar e entregar apenas uma coisa? Acho que você já sabe a resposta.

E agora sim, minha opinião: O mundo precisa de uma reforma cultural.

E qual vocês acham que foi a melhor época? 
Beijos 

23 comentários:

  1. Concordo, postagem muito bem elaborada, parabéns! Eu sou fã dos anos 70,80 e 90. Os anos 50 também me inspiram demais. Antes as músicas eram um vasto acervo cultural da sociedade , fazia-nos refletir e divertir. Hoje tudo tem que ser HIT febre do momento que passa depois de 2 meses e vem sempre um novo, sem nada de significativo. Prefiro as musicas antigas, eternizaram gerações e nos fazem pensar e refletir a cerca das coisas....


    Beijão! Sabrina(www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  2. Gosto é que nem bunda e cada um tem a sua. Eu gosto mesmo de Demi, Miley, Jonas, One Direction :::: coisas tão discriminadas pela parte da sociedade que se julga tão "excluída", Lá vem a Amanda, causar polêmic KKKKKK

    Anne
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, a partir de 2010 a música ao invés de evoluir passou a regredir :(
    victory-blog1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião pra foi a época foi os anos 90,eu até escuto músicas que tocam agora na atualidade,sabe? Mas sempre gostei das músicas mais antigas e principalmente o bom e o velho rock \m/
    Acho que hoje em dia ninguém da mais valor na música preferem um rostinho bonito do que uma letra bonita,isso é muito decepcionante.

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKKKK, morri com a última imagem!
    Adoro a música dos 60's (como toda fã de beatles!), 70's e 90's. Gosto um pouco de tudo, pra falar a verdade (menos de sertanejo, samba e funk, pq né), então acho que todas as épocas tiveram seus altos e baixos.
    estamos em uma época CHEIA de baixos, mas eu tenho 1% de esperança que essa fase ruim passe. HUSAHSUAHSUH
    Beijo,
    http://ahasagata.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Um belo de um tapa na cara da sociedade!
    Falou tudo, mush. Agora se você é bombadão e tem cabelo bonito já vira estrelinha musical, já que precisar cantar não é mais prioridade. Talvez se eu fizer um monte de plásticas e ficar bem gatona, eu viro cantora.

    ResponderExcluir
  7. não posso definir qual foi a melhor época mas pop sempre foi pop desde que o mundo é mundo, o rock verdadeiro ainda existe, ainda tem bandas atuais que sabem fazer um bom solo de guitarra,baixo,bateria ou até riff (bom exemplo o ultimo cd do foo fighters) só saber escolher aquilo que te agrada.
    No caso do pop poucos tem voz boa mas ainda precisam vender a bunda para fazer sucesso, as músicas e bandas boas não tem atrativo nenhum para uma geração que só gosta de música que usa o corpo como um instrumento.
    A música não se perdeu, as pessoas que tem o erro de só procurar ouvir aquilo que todo mundo gosta para não ficar de fora, ao invés de tentar descobri coisas novas.

    ResponderExcluir
  8. Podem me chamar de estranha ou seja o que for, mas não concordo, sabe?! Eu até gosto das músicas dos anos 70, 80 e 90, por aí. Preciso dizer que realmente são MUITO boas, mas meus cantores favoritos são 'modinha'. Gosto deles pelo talento, sabe? Se você perder um tempo procurando, você encontra bons cantores da nossa geração. Odeio funk, pagode, axé e não suporto o sertanejo, credo, aquela língua esquarteja o nosso amado português! Acho que vai de cada um, ouve o que quer, mas que a música vem regredindo horrivelmente, ah, isso vem. Ótimo post, mush! Amo quando você faz estes posts mais 'polêmicos', sabe? É tão legal! (Principalmente ver os comentários de quem não lê todo o post, rsrs).

    ResponderExcluir
  9. Sabe, às vezes acho que nasci na época errada... As letras e o ritmo das músicas estão decaindo tanto! Sério, seria incrível ter nascido há algumas décadas atrás pelo simples fato de curtir "música boa", coisa que hoje em dia anda cada vez mais raro na minha opinião. Concordei com cada palavra sua nos últimos parágrafos, Mush. Parece que hoje em dia só o que importa é fama e dinheiro fácil!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  10. Eu amo música e tenho um gosto bem eclético! Quase nunca enjoo das músicas antigas (Titãs, Legião Urbana, Paralamas...) já as mais novas, A MAIORIA, eu escuto e curto muito no início, mas depois enjoo (não são todas, claro!)

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente.Eu mesma amo Grunge,e sou super fã de Alice in Chains e Pearl Jam,e acho que a música internacional e brasileira evoluiu para pior.Os tempos mudaram,junto a tecnologia mesmo.São poucos os países que seguem as tradições das músicas de seu país e mesmo assim tem uns e outros que curtem outros.Amei o post,porque foi mega legal relembrar os tempos das ótimas músicas,incluindo Queen,Oasis e etc.Beijos

    ResponderExcluir
  12. parece que fazer música hoje em dia não é mais importante, é só colocar uma batida animada, repetir as mesmas palavras, fazer umas dancinhas escrotas. e pronto, vc já faz sucesso. tbm não tem mais aquela expectativa de esperar lançar o vinil/cd pq as músicas acabam vazando na internet. é muito triste isso.
    se eu pudesse escolher eu teria vivido nas décadas de 50, 60, 80 e 90 (taria velha pacas agora aushauh')
    bjs

    http://crazyggirls.tk/

    ResponderExcluir
  13. posso dar uma sugestão de postagem? gostaria q falasse sobre como seria se as pessoas pudessem ser anônimas por um dia. gosto da sua escrita e da sua opinião, ficaria legal. bjos

    ResponderExcluir
  14. Opa, faço sim! Como vc estava pensando? Foco em coisas boas ou ruins + o que isso causaria...?

    ResponderExcluir
  15. Aff, é por isso que eu amo seu blog, sem mais. Suas postagens sao imcriveis. Concordo com tudo o que você disse, nao so a musica mas qualquer midia facil de ganhar dinheiro. Éee é a vida...

    ResponderExcluir
  16. Eu já nasci na época errada né .. Por que Beatles ... enfim. Mas eu realmente acho que em relação ao intuito do post, a questão não é nem musica. É a industrialização de tudo isso. Não que antes não fosse, mas agora é muito mais evidente o interesse descarado de muita gente na profissão só por fama e dinheiro$$. Não que um seja melhor que o outro, mas compara a seleção do The Voice com a do The X Factor, os jurados do segundo querem um ídolo pronto. Como muitas vezes eles mesmos disseram algumas vezes "que venda". Enfim ... Acho que da pra entender. Beijos Mush <3 adooogo seus post de tapa na cara da sociedade *uu*

    ResponderExcluir
  17. Saudade da época em que a música era boa. Porém, como tú disse gosto é gosto! *------* Só acho que eu poderia ter nascido antes dos anos 90, teria sido mais feliz, musicalmente, pelo menos.

    Maturidade em construção

    ResponderExcluir
  18. Não sei sabe, pra mim está bom do jeito que está. O problema é que todo mundo só quer saber de Rock, rock e rock, não é assim gente. Temos diversos gêneros musicais. Se a pessoa gosta, pronto, deixa ela ouvir. Ninguém precisa gostar, eu não curto gospel por exemplo mas nem por isso vou ficar repetindo todo dia na internet que "Gostel é uma merda, só Rock presta!". Eu parei de ouvir rock porque eu não aguentava mais ver o preconceito dos "rockeiros" na internet. Porra, se a pessoa gosta de funk, que deixe ela ouvir funk e ir num baile funk e dar pra 30 caras numa noite, o que a gente tem que a ver com isso? Não é algo que eu curta, mas cada um é cada um. Mas gostei da forma como foi colocado. Realmente a música já foi usado para te descrever, as letras eram verdadeiras, sentidas e vividas. Estava lendo uma reportagem que mostrava que as músicas hoje em dia são feitas numa indústria, eles vêêm o que está na moda e colocam na música, ela já é um sucesso pronto, nem precisa cantar, só tem que ter um corpão e pronto, já ganhou o mundo. Estamos carentes de cantores de verdade, que cantam mesmo e fazem merecer cada centavo que ganham. Gostei mesmo do post, concordo com outro comentário que houve uma "industrialização" no mundo da música.

    http://blog-cereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não quis dizer isso, não tenho nada a ver com o que cada um ouve, mas a direção que tudo está tomando é da conta de todo mundo.

      Excluir
  19. O.o fico triste em saber que antes as musicas no topo do susseço eram rock e agora é tudo sertanejo e pop :'( queria viver em ser de 1970, as pessoas tinham bom gosto :/
    http://somaisumblogsoquenao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olha, acredito que os clássicos são sim importantes, e a sua linha do tempo demonstrou como "a música em tese" retrocedeu com o passar dos anos, com o contraste entre as bandas antigas e as atuais, sou uma quase saudosista, e admito adoraria ter vivido em 50-60-70, e a maioria das bandas que eu curto são mais antigas, e blá, blá, mas não nasci... Sabe, estive analisando e percebi que mesmo em um cenário musical dito como devastado, há sim pontos de fuga e raios de luz, não admiro a nova geração da música que está na mídia, porque a mídia busca a alienação, a repressão de pensamentos, mas há sim ainda bons artistas dessa geração, artistas com A maiúsculos, que tentam criar algo novo, que têm ideologias e fazem sim, música de qualidade. O problema é: Não há espaço para eles, a mídia não os deixa aparecer, então eles sobrevivem no underground, ou com muito esforço alcançam sucesso (tipo muito muito esforço mesmo) , ou se vendem, ou desistem. Não sei se você está compreendendo o que eu quero dizer, não creio que A música em si tenha morrido ou perdido toda a beleza e o sentido, mas sim que a alienação aumentou a tal ponto de que as pessoas simplesmente engolem e fazem sempre mais do mesmo, e isso é mais e mais mostrado na mídia como se fosse tudo o que temos. "Sim os clássicos, são eternos, mas ainda tem muita coisa boa na ativa, basta procurar!"
    Olha, desculpa, escrever essa biblia, só queria expor meu pensamento, espero que tenha entendido, porque muitas vezes muito das minhas opiniões só fazem sentido na minha mente, se eu fui grosseira em algum momento, desculpe..E se me atrapalhei no comentário, desculpe tbm, o sono atrapalha! Ah, e estou gostando do teu blog.. Beijos.

    oculos-redondos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi perfeitamente, husauheuahuaheuahs não tem nada de grosseiro no meio não, relaxa. É exatamente isso, concordo 100%- a mídia 'encobre' as bandas de qualidade e deixa passar/divulga apenas aquelas músicas chiclete e iguais. Amo ler comentários-bíblia, HSAUHSAUH

      Excluir
  21. Eu gosto mais da decada de 70 dos anos 2000 pra ca a musica virou um lixo

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo
voyeur porn porn movies sex videos hd porno video