12 de jun de 2014

Método para ter ideias instantâneas

❤️

A falta de ideias é uma das reclamações mais constantes que vejo pela internet. Como eu não costumo ter muito esforço para ter alguma ideia, geralmente me pedem muito dica de qualquer coisa. Agora vou te ajudar a ter suas próprias ideias com mais facilidade e espontaneidade. Seja para um post, um livro, um conto, um desenho, um projeto ou o que for - ter ideias é essencial! Vamos começar?

1. Tenha mente aberta. Antes de criar qualquer coisa, você precisa saber aproveitar qualquer coisinha.  E buscar inspiração de qualquer coisinha. Não é porque o que você pensa não é 100% o que você gosta ou não é sua obra-prima já pronta que você já pode riscar da sua lista mental e migrar para um próximo nicho.  Ter consciência disso já é um grande passo para começar. E, para a prática, você vai começar precisando de uma folha de papel.

2. Prepare a criatividade com vídeos, músicas, fotos e um passeio em blogs/sites legais. Tenha um mural de inspiração. Crie em um lugar que seja 'a sua cara'. E tenha sempre 'coisas' perto de você. Um lugar vazio é bem mais difícil para gerar ideias do que algum em que todo lugar que olhe, alguma coisa mexa em você. E alguma coisa vai começar a brotar aí no fundo - e se essa coisa não germinar e virar um plágio, provavelmente vai ser uma boa. Você pode ver os vídeos e manter as fotos perto de você enquanto navega nos sites ouvindo música, ou, caso seja informação demais e você tenha dificuldade de fazer ligações ("essa foto me lembra tal coisa que se relaciona com tal coisa que essa música me lembra" ou algo assim), faça coisa por coisa. E não largue a folha de papel.

3. Faça um brainstorm. Agora que você já tem aquela vontade de criar algo legal, que tal começar a anotar? Pode ser palavras avulsas, alguma frase qualquer, um desenho... E das criações primárias, vá puxando setas e anotando o que aquilo te lembra. Você desenha uma árvore, puxa uma seta para uma casa na árvore, que te lembra a palavra 'rústico', que te lembra um restaurante no estilo que conheceu em Portugal, por exemplo. Agora você vai escrever uma história que se passe nesse restaurante. Pensei nisso em menos de quatro segundos porque já tenho um brainstorm mental 'treinado'! É aleatório, entendeu? E quanto mais aleatório, melhor! Faça isso sempre! E não fique preocupado em fazer algo organizado de cara: preocupe-se em criar algo bom. Não perfeito. Apenas tenha um bom ponto de partida.

4. Abrace as ideias mais idiotas. Voltando ao número um, aprenda a aproveitar ideias. A rima pode ser besta, o enredo pode ser maçante e o título, pior ainda, mas alguma coisa você vai acabar aproveitando daquilo. 

5. Desenvolva e faça esqueminhas. Agora você vai organizar toda a loucura do seu brainstorm. Separe em categorias e descarte tudo o que não pôde ser aproveitado. Essa organização é uma parte gostosa de fazer e reescrita vai te trazer mais ideias, e te dar a chance de aperfeiçoar.

6. Coloque em prática! Agora que você já teve suas ideias-base, já tem uma noção boa do que gostou ou não. Crie seu próprio método para realizar a ideia que teve. Por exemplo: você teve uma ótima ideia para um DIY de uma carteira. Primeiro você compra os materiais, depois carrega a câmera, depois anota o passo-a-passo... E não descarte as ideias razoáveis - elas podem ser úteis em um próximo brainstorm.

Gostaram das dicas? Te ajudaram? Conta pra gente!

7 comentários:

  1. Meu, teus posts são perfeitos kra. Como consegue???

    ResponderExcluir
  2. Amei a terceira dica <3
    Os meus brainstorm são verdadeiras 'tempestades' hahaha, isso me atrapalha muito porque as vezes eu tenho uma ideia boa, mas só a ideia mesmo. Não consigo desenvolver, acabo misturando com outras ideias não desenvolvidas também e por fim, não tenho nada.
    Beijinho!
    http://galeriacliche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que post mais amor <3 Me ajudou muito, vivo sem ideias :( Adoro teu blog! Grande beijo xx :)

    www.beatrizrocha.com

    ResponderExcluir
  4. Esse post ajudando a maioria das blogueiras (INCLUSIVE eu) em 3, 2, 1... Adorei! ><
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo