12 de abr de 2014

Como fazer boas montagens no Photoscape!

Futuro Inevitavel | via Tumblr

Muita gente fica pasma quando digo que as montagens que faço no blog são todas feitas no Photoscape. Esse programinha amador e, por isso, super simples de mexer. Mesmo que seja limitado, dá para brincar bastante com ele! Confira minhas dicas para fazer suas montagens por lá!

1. Tenha boas fontes. Fontes são a base de todo o visual da montagem. Indiquei 37 aqui (mas algumas são só para Photoshop!)
2. Tenha fundos legais. Backgrounds chamam bastante a atenção, então fique atenta se ele é mais chamativo do que a informação da sua montagem. Procure os mais simples, como esses:


3. Ou use o fundo de uma cor só! O branco é o mais pedido, mas use o que for da cor da sua área de postagens. Fica muito mais fácil mesclar imagens dessa forma, sem ter que deixá-las com fundo transparente.
4. Saiba mesclar as imagens/textos nas informações. O programa está cheio de formas geométricas e opção para cores, rotação e opacidade. Brinque com isso! Escreva de branco em círculos pretos, destaque informações em retângulos laranjas, sublinhe com retas pontilhadas...


5. Corte imagens em círculos! Faço muito isso, deixando duas abas do programa aberta. É só ir na aba 'cortar' e selecionar 'cortar ao redor' com a cor de fundo que quer.
6. Saia da margem propositalmente! Mas cuidado com a situação. Dar uma 'pulada' para fora do contorno estabelecido fica, muitas vezes, descontraído até.
7. Mantenha uma paleta de cores fixa na sua montagem! Tenha cores que chamem a atenção, mas também cores discretas e uma 'cor complemento'. Foque mais em cores básicas, como preto e branco.


8. Destaque imagens e textos com pontilhados, setas... Não todas as imagens ou trechos, lógico. O que for mais relevante no seu contexto.
9. Explore bem as fontes. Sublinhado, negrito, itálico, inversão... Mescle essas opções, e fontes diferentes, tamanhos diferentes.
10. Destaque textos de forma diferente. Em formas geométricas, em cima das fotos, sublinhado de bolinhas...
11. Salve em png. É o formato de melhor qualidade.
12. E não se esqueça do seu link e/ou logo! Tanto para os outros não copiarem quanto para dar o charme de algo 'seu' ali.

O que acharam das dicas? Ajudaram? Recebi essa sugestão algumas vezes e se quiserem, faço mais posts assim.

Me encontre por aí:
INSTAGRAM | FANPAGE | FACEBOOK | LOOKBOOK | PINTEREST

10 comentários:

  1. Oi, Amanda!

    Muito bacanas as suas dicas! Eu nunca usei o Photoscape (faço as minhas edições no Photoshop), mas sigo várias dessas dicas que você deu e são mesmo importantes para criar uma arte mais chamativa e mais bonita!

    É a minha primeira vez aqui e preciso dizer que adorei o seu cantinho e já estou acompanhando, viu?

    Um beijo,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive paciência para aprender muitas coisas no Photoshop, então não uso para todas as montagens hehe obrigada <3 Já vou conferir o seu!

      Excluir
  2. :OOOOOOOO Tu descobriu a América pra mim, sério, eu tava tão louca a procura de como fazer esse efeito *arial sem o suavizado*, que to muito feliz aqui, amanhã de manhã eu já tento fazer montagens. Também uso o Photscape e conhecia as dicas, exceto a do suavizado e a do PNG! Já vou colocar em prática. O post ficou ótimo, e assim que vc aprender algumas coisinhas no Photoshop, pode postar dicas aqui? u3u
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Sou péssima para fazer montagens e as suas dicas ajudaram muito a criar uma montagem agradável, bonita e sem aquele monte de exageros. Muito legal!
    Por falar em Photoscape, preciso baixá-lo no computador. Eu antes tinha um monte de editor no antigo computador, preciso baixá-lo neste.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que perfeito, Amanda! Tu salvou minha vida de "amadora em edição de imagem/montagens". Suas dicas me ajudaram a entender melhorar como fazer uma montagem bonita e agradável sem exageros.
    Ficou ótimo o post!
    Preciso baixar o Photoscape nesse computador (mudei de computador há um tempo e estou sem editores :( ! ). Onde você baixou o seu? Preciso de um site confiável para baixar.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Estou precisando deixar as fotos dos meus posts diferentes haha!
    Blog | Facebook | Twitter
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  6. CAAAAAAAAAAAAAAARA. caaaaaaaaaaara. ca. ra. Tu é uma gênia, sério. Tipo, eu faço até umas montagens, mas é sempre no photofiltre ou alguma coisa. Caaaaaaaaaaaaaara. Sério, desculpa. Não vou conseguir expressar nada concreto nesse comentário e, embora eu conhecesse o Photoscape, não sabia tirar tudo isso dele. MUITO. obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito!!! Eu nunca acho gente falando algo que preste sobre o photoscape e eu amo ele. Pq é super simples e dá pra fazer muita coisa se souber usar. Como não sei usar photoshop ele é minha salvação e você tbm, depois desse post.

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo