29 de mar de 2014

Meus cadernos do blog!


Já vi que tem um bocado de gente interessado no que eu coloco nos meus cadernos do blog, né? E vou decepcionar ao dizer que vocês não vão saber exatamente o que eu escrevo neles (é 100% pessoal e ninguém leu, lê ou vai ler), mas vai te dar um parâmetro para fazer o(s) seu(s).

Meus cadernos não são os típicos. Não anoto 'caixa de entrada', 'ideias de post' e nem 'o que fazer naquele dia'. Eles são mais funcionais que isso. Significa que ali tem como crescer, o que preciso para isso e até que ponto quero ir. 




Esse é o caderno mais recente. Publiquei a primeira folha no instagram tem algumas semanas. Deixei alguns tipos de post-it já colados nele, porque como é para andar com ele por aí, é bom ter alguns para tirar minhas notas.


Depois vem os meus Projetos para 2014. Um deles falei ontem (corrigido): O 37 nuncas! Apenas projetos, sem ambições do tipo '5 mil likes', 'faturar x'.
Agora sim vem a ambição. São os meus objetivos com o blog, sem data definida. Objetivos a longo prazo. Faço a divisão deles no outro caderno.
Agora uma parte importante: tornando o blog mais pessoal. Porque esse é o segredo de um bom blog: ser pessoal, mostrando seu lado interessante. Ali escrevi como eu farei o meu ser mais pessoal.
Outra parte importante é o foco do blog (não inventa de 'mimimi meu blog fala de tudo' se você quiser levá-lo para frente). Fiz um esquema com os que eu vou abordar e suas divisões.


Uma parte legal de colocar quando você quer desenvolver seus DIYs é a de compras. Anotei nessa tudo o que seria legal comprar para eles.
Investimento não é a mesma coisa. São onde o blog vai me dar despesas, mas de forma que isso me ajude a crescer. Por exemplo: uma câmera profissional, um curso.
Raio-x dos blogs é uma parte divertida. Eu pego todos os blogs que eu gosto e me inspiram e escrevo tudo o que acho de legal neles. Posso não gostar das indicações musicais, mas gosto do jeito que as montagens de moda são feitas no blog X, por exemplo. Faça isso para ver o que você pode adaptar para o seu. Saltei o dobro de páginas para essa categoria.
Agindo é, literalmente, o que eu vou fazer para conseguir meu objetivo. Gravar mais vlogs, comentar em mais blogs, chamar mais colaboradores...


Mashup é um 'pós raio-x'. Usei post-its para pegar cada coisa do raio-x que gostei e quero adotar para o blog e separei em categorias.


Fiz duas de foco por ser muito importante. Esse é mais resumido e esquemático.  Dividi em 4 focos, mas um deles é o 'foco pessoal'.


Agora o segundo caderno.


Comecei separando os objetivos. Fiz uma lista de curto prazo, que são coisas que posso fazer nos próximos 6 meses ou até menos (e já risquei alguns, tipo Femme Folk, usar Pinterest, 3 mil likes, fazer cartões de visita, fazer o carimbo do blog...). Depois vem a 'médio prazo'. Coisas para fazer num prazo de um, dois anos. Objetivos a longo prazo são coisas sem prazo mesmo, sem ter que me preocupar com o tempo. 


Depois vem uma organização simples de pacotes que estou esperando. De parcerias, de compras. Marco um 'ok' quando recebo.


Faço também 'croquis' dos meus layouts, com o desenho e detalhes. 'Cor tal', 'tal desenho', 'menu de tal jeito'.

Escrevo também umas ideias aleatórias, palavras e frases que soam intensas para mim. Esse caderno ainda não tem muita coisa pronta, mas a ideia é anotar aí um roteiro semanal de coisas para fazer. Coisas simples, por causa da minha rotina apertada.


Em cada um deles, também fiz algumas dicas gerais que concluí lendo livros, revistas, observando e tudo mais. Acho injusto mostrar isso para vocês pois são coisas úteis para mim e concluídas por mim. Cada um deve adicionar suas próprias ideias, dicas para si e inspirações, e por isso não mostro.


 Na verdade tenho uns quatro cadernos de blog, mas esses dois são os mais organizados e os que eu mais uso e carrego. Espero que tenha ajudado vocês a se planejarem e fazerem os seus. Qualquer dúvida, só falar.

12 comentários:

  1. Adorei o post. Que tal fazer um post de como mexer no photoscape e photoshop. Como usar, fazer as coisas que vc faz. Ensina como vc mexe neles. Obg

    ResponderExcluir
  2. Oii, conheci seu blog hj é adorei. Mas como vc conseguiu ter um blog(.com). Como que faz pra ter um? ,é muito caro? onde vc paga o mensalidade? Se não for incomodo bem q vc podia fazer um post explicando direitinho como é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só comprar o domínio em algum site. Pago 29 por ano, comprei pelo opticalhost.

      Excluir
  3. que gracinha o seu caderno
    eu também tenho um pro meu blog... é bem simples, eu apenas customizei a capa
    me ajuda muito!
    a gente pensa que não funciona, mas é porque ainda não nos adaptamos... temos que planejar, tentar, arriscar, até achar um jeito de organizar a nossa vida direitinho ^-^

    www.petitemanie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem a capa customizei hauahia eu amo! Funciona demais.

      Excluir
  4. O que certeza inspira essa sua organização!!

    bjs

    http://femmetoilet.blogspot.com
    http://facebook.com/fmm.blog

    ResponderExcluir
  5. Amei os seus cadernos, bem mais organizados que os meus HAHAHAH Parabéns por todas as conquistas até agora, que venham mais e mais. Beijos <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre me achei mto organizada, mas isso foi depois de ver esse post '-'
    Vc é BEM mais do q eu, q prefere anotar tudo mentalmente e depois se f*** pq esqueceu.

    Acho q é algo assim q está faltando p colocar minha vida nos trilhos. (A dramática!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAAHAH mas eu sou do nível psicopata mesmo. Mas recomendo de qualquer jeito anotar tudo o que pensa. Anoto em post-its, blocos de nota, nos cadernos, no celular pra passar tudo a limpo depois hehe

      Excluir
  7. Não tenho um caderno de blog, snif, meu cantinho é bem pequeno e acho meio desnecessário, mas esse post me deu algumas ideias hauhau vou procurar colocá-las em prática, quem sabe assim venham outras e mais outras.. sei lá, algo assim kk

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amanda, eu já tive vários cadernos de organizações, mas nenhum foi pra frente kkkkk uso só nos primeiros dias, mas acho que vou fazer como você, organizar do meu jeito, pois fiz como via na internet, só não consego daquele jeito kkkk tem aquilo de anotar tudo oq eu vou fazer no dia, aquilo também definitivamente não funciona pra mim, geralmente quando tenho algum compromisso importante, já deixo na agenda do celular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk nossa, é um saco. Quando a gente se pressiona demais nunca que vai dar certo. Eu anoto nas notas do celular, no quadro...

      Excluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo