23 de mar de 2014

4 dicas de como fazer arte para quem (diz que) não sabe fazer nada


Toda vez que vejo uma dica para quem sabe desenhar, sempre tem uma galera que reclama que não sabe fazer nada (ou o clássico: 'mal sei fazer bonequinho de palito' que todo mundo que diz que não sabe desenhar fala). Não importa se é para emoldurar e colocar na parede ou se é para decorar a capa de um caderno. Ideias básicas e um pouco menos de preguiça de tentar vão te ajudar a criar um trabalho mais bacana. Vamos ver?

Aquarela

Fazer artes simples com aquarela é muuuito fácil. Para isso, você precisa das tintas, água, pincéis e uma folha grossa específica. Tipo 300g/cm² (é o que eu uso). Se tiver fita crepe, ajuda também. Assim você prende os cantos da folha para ela não enrugar, dependendo de onde você pinta e a quantidade de água que usa.  Duas dicas simples que qualquer um pode fazer:

Com um pincel mais grosso, dê uma pincelada de cada cor. Pode ser a mesma cor em vários tons ou várias cores diferentes mesmo! Você pincela a cor mais forte primeiro e a deixa mais escura. Gradativamente, vai diminuindo. E vá inclinando o papel para que a cor preencha o mais igualmente possível todos os cantinhos. Faça isso quando a pincelada estiver completa. Ela meio que 'demarca' onde a tinta pode fluir, mas se deixar inclinado pro mesmo lado por muito tempo, ela vai 'romper' essa barreirinha. E cuidado para não encostar antes de secar!




 Dão um efeito incrível, olha só:

(A primeira e a terceira estão secas)

Você pode também cortar entorno delas e colá-las em um papel diferente, tipo papel kraft. Já fiz isso pra enviar uma carta.

Coloquei uma paleta dessa no meu mural um tempo atrás, inclusive.


Outro bem legal é um degradê. Escolha duas ou mais cores (de preferência que tenham uma cor primária comum: por exemplo, laranja e rosa tem o vermelho em comum) e vá pintando, misturando aos poucos o outro tom, que vai ficando mais forte e assim por diante. Se tiver uma boa caneta, espere secar e faça rabiscos ou escreve frases legais.
Fiz isso em algumas páginas do meu Wreck this Journal. Olha essa:



Esmalte

Na primeira forma, vou te exigir um pouquinho de criatividade: você vai fazer um desenho simples qualquer (até um triângulo conta como um!) e vai usar o esmalte como complemento dele. Olha só o que eu fiz (quem lembra?) para vocês terem uma ideia:



Contornando a mão e pintando cada unha com um!

E agora, um bem simples e parecido com o que eu disse da paleta de aquarela: paleta de esmaltes! Você pode fazer um tom, misturar os esmaltes... Olha como eu fiz: usei um lilás clarinho (que tava escurecendo) e com uma mistureba de esmaltes, fiz essa paleta de quatro cores! Agora ela acompanha a de aquarela no meu mural.





E com essas artezinhas, você pode: emoldurar uma grande, fazer em papéis pequenos e emoldurar ou furar no mural, fazer vários e colar na parede... Invente!

Gostam desse tipo de post? Posso dar mais dicas futuramente, se quiserem.

6 comentários:

  1. Incrível o post!! Eu sou uma total negação com desenhos e pintura, e acho lindo aquarela, e talvez eu compre *-*
    post perfeito <3

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Acho que vou tentar fazer algum desses <3 Um bem legal também Amanda, é "aquarela" com canetinha, fica um efeito demais!
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou uma negação pra esse tipo de coisa, mas morro de vontade de começar a tentar. quem sabe eu não me inspiro e realmente faço, né? vai que dá certo... rs
    http://auroradajuventude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei!! Eu não sou criativa e raramente tenho ideias boas para decoração e tal. Adorei essa da aquarela, valeu muito o post, inspirador!
    http://www.vivosemchanel.com/

    ResponderExcluir
  5. Não tenho talento mas me esforço porque adoro desenhar e coisas do gênero!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A questão em si é brincar com os materiais que tem em casa!
    É incrível as milhares de possibilidades que existem pra brincar com cor!
    Eu sigo uma ilustradora no instagram (@paperfashion) que ela só faz ilustração com guache (às x eu acho que ela usa também tinta à óleo porque a textura é meio espessa..) e no final ela começa a colocar miçanga, glitter, casca de lápis e assim vai!
    A minha amiga da sala, ela ultimamente anda usando bastante marcador no sketchbook dela juuunto com esmalte! ficam bem legal!
    É bom variar os materiais também, isso é uma libertação, assim como o uso do Wreck This Journal. De uma certa forma até ele me libertou mais! :D
    Amei esse post Amanda! :D Fazia um bom tempo que não passava por aqui, os trabalhos da faculdade estava me deixando LOOOUCCAA! haha

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo