23 de jan de 2014

5 projetos que vão fazer de 2014 o ano mais divertido da sua história


Untitled | via Tumblr

Aqui estamos nós, no meio da 3ª semana do ano, e suas maiores conquistas se resumem a ainda não ter ganho um lugarzinho no Guiness Book pelo maior número de horas seguidas de sono pré-coma-eterno? Ou então, pela maior marca de bumbum no sofá? Olha, eu não quero ser aquela sua amiga chata que só te põe pra baixo ou a versão 2 décadas mais jovem da sua mãe, mas eu preciso te contar uma coisa séria: você não vai entrar numa espécie de sonambulismo, em um dia qualquer, que te fará correr 2 horas numa esteira e ficar magérrima. Nem sofrer uma possessão maligna que te fará acordar às 3 da tarde numa segunda-feira falando inglês/espanhol/francês/todas as línguas mortas do Universo tão bem que os trava-línguas mais parecerão refrão de axé. Nada disso vai acontecer, e você sabe disso tão bem quanto eu.
Então, se eu não posso ir aí esfregar penas de urubu na sua cara até que você acorde aos pulos com a coceira, vou, pelo menos, me concentrar em ajudá-lo a fazer com que todos os dias desse ano sejam especialmente divertidos, de alguma forma. Limpa essa baba da almofada e vem se inspirar comigo.

1. 365 Nuncas. A ideia surgiu em 2011, e foi posta em prática durante um ano inteiro pela Elisa Mendes e Esteffania Albanez, que acabaram por criar o blog 365 Nuncas. O objetivo nada mais é que executar algo que você nunca fez, todos os dias, durante 365 dias. Vale comer uma comida que nunca experimentou (mais alguém aí nunca comeu Nutella?), passar uma tarde naquele parque que você nunca visitou, pegar um ônibus diferente para voltar pra casa, dizer oi para estranhos... Vou iniciá-lo no meu aniversário, que é só em Março, mas você pode começar agora mesmo. Tenho certeza que ocupação não vai lhe faltar, afinal, quem já fez de tudo nessa vida?!

2. 101 em 101. Sei que já falamos sobre isso aqui, mas quando eu pensei em sugerir-lhes projetos não pude pensar em como deixar esse de fora. Renovei o meu essa semana, e preciso confessar que o sentimento de hoje nada vai estragar meu dia é daqueles que insistem em nos perturbar por muito, muito tempo (ouvi um aleluia?).

3. 365 Aprendizagens. Já pensou em aprender algo novo todos os dias? Mas algo novo de verdade, nada daqueles teoremas do colégio ou a história daquele povo antigo que venceu aquela guerra naquele lugar paradisíaco - como é mesmo o nome? A não ser que seja porque você é fã do assunto (#momentonerd), nada disso é aprendizagem de verdade. No máximo, é decoreba obrigatória. O 365 Aprendizagens, pelo contrário, te desafia a aprender algo por vontade própria todos os dias, o que pode ser desde aquele bolo da sua avó, até pintar as unhas com a mão esquerda ou xingar em italiano.

4. 365 lugares para se conhecer em... Eu conheço bem o discurso: você começa contando o quanto sua cidade é parada e termina por vangloriar aquela Capital que você conhece melhor que o seu próprio bairro. Mas me responda: quantos lugares você conhece na sua região? Mesmo? Você conhece todos os bairros, todos os centros culturais, todas as bibliotecas? Fiquei abismada quando percebi que existiam bairros em Guarulhos dos quais eu nunca havia ouvido falar, e foi aí que comecei a me questionar sobre a minha própria identidade (e sobre esse discursinho ligado no repeat aí). Se você acha que sua cidade não tem 365 novas opções, preocupe-se apenas com o amanhã, em conhecer um lugar novo a-ma-nhã. Só isso. Um passo de cada vez e já já você chega em Marte (ou quase isso).

5. Diário de Gratidão. Pelo o que você agradece hoje? Pode até ser o clichê família-teto, mas e o que mais? Hoje eu sou grata, por exemplo, por ter descoberto o gosto do tic-tac de morango (que parece algodão doce), por ter dado o tic-tac de morango para um garotinho 'gente-fina' que sentou do meu lado no ônibus e por pego o ônibus errado e descoberto um bairro novo. Entendem o que eu quero dizer? Não? O diário de gratidão é um projeto que pede que você escreva todos os dias algo pelo qual você se sinta realmente grato(a). Fugir dos habituais agradecimentos é uma regra. Tente se lembrar das sensações mais simples, tipo o chocolate no meio da tarde ou a chuva que diminuiu o calor infernal. Nenhum dia é ruim. Você sempre tem pelo o que agradecer.

19 comentários:

  1. Ahhhh adorei! Vai deixar esse ano mais interessante mesmo!
    No mais, seu blog continua lindo!
    Beijô!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. 2 desses eu conhecia *-*
    amei conhecer os outros, mesmo <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei esses projetos. Mas alguns acho q n poderia fazer todos os dias hahahaha Só não entendi muito o 101 em 101, enfim. Oq acho q eu vou fazer é o diário da gratidão. Adorei a ideia! Acho que vou começar a partir de um dia aí que não sei qual. Pq quero uma agenda hahahaha Amei esse post e vc escreve muito bem o_o

    Beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabe, não sei se você vai entender, mas o 101 em 101 se baseia em uma lista com 101 desafios pequenos, como fotografar o pôr-do-sol ou comer um chocolate X, que você cumpre em 101 dias - 1 desafio em cada dia. Você pode dar uma olhada na minha lista (http://listography.com/chasinglaluna/100_coisas_para_fazer_nas_ferias) para ter um exemplo. Espero que tenha ficado claro agora. :)

      Excluir
  4. Eu adorei cada um, principalmente o 365 Nuncas e o Diário de Gratidão! Vou tentar começar o diário de gratidão porque achei foférrimo e simples!
    Beijos
    http://ascronicasdejulia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dos projetos, acho que realmente pode tornar 2014 um ano mais divertido. Já estou planejando fazer o diário da gratidão, achei uma ótima ideia!

    Beijos!
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer uma modificação do 365 nuncas e fazer a partir do meu aniversário <3

    ResponderExcluir
  7. Até me animei agr \o/, esses dias eu estava meio mal mas agora animou geral!!

    http://www.bemodelblog.com/

    ResponderExcluir
  8. O jeito que você escreve é tão divertido, Sabrina! Haha eu amei todas as suas dicas. Sério. Tipo, to com muita vontade de fazer esse 365 nunca. Parece ser super divertido, e um grande desafio (:

    http://harukingdom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei dos projetos, queria conseguir começar um desde o inicio do ano e ir até o final, mas nunca consigo haha. Beijinhos, beijinhos <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Conhecia o primeiro projeto, queria fazer algum desses mais nuca consigo fazer uma coisa até o fim...

    princesamaloka.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o conselho do projeto 4, Ju: se preocupa em fazer algo amanhã. Se você quer fazer o 365 nuncas, se preocupa em fazer algo novo AMANHÃ. E por aí vai.

      Excluir
  11. Gostei dos projetos de aprendizagem e de NUNCA :3

    Beijos! http://sugar-dance.org/blog

    ResponderExcluir
  12. Curti o 365 nuncas, e o 365 lugares pra conhecer. E o diário de gratidão eu já conhecia, só quem formato de "tirinhas". Você escreve no papel tudo aquilo que te fez bem naquele dia, uma música, ver tal pessoa, conversar com alguém, alguma ação bacana que você tenha feito. E no fim do ano abre pra ver o que te fez bem. Fiz por uns meses mas depois parei UAHSUHASUH Vou fazer o 365 nuncas <3 vamos dar uma de louca/sair fazendo doidices everyday hehe Como Mush lindona, vou começar no meu aniversário. Vou me empenhar em não parar o projeto haha Adoro seus posts como já disse. Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esses projetos, são super legais e bastante interessantes! Gostei, acho que vou fazer um deles, ou dois, sei lá, todos rsrs
    Quem sabe meu ano num fica mais divertido, hehe
    Beijos!

    www.falaserioemilly.com

    ResponderExcluir
  14. Não os conhecia mas amei o 356 Nuncas e Diário de Gratidão, pensando em por em prática :3
    Beijos,
    http://mallu-e-manu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gente, mas que post perfeito! O "chacoalhão" que eu precisava para animar meu sábado! Agora só restou a dúvida: qual desses será o projeto mais legal para levar a sério este ano? Não sei não... Acho que vou fazer uma bela mistura de todos eles e criar um próprio (que tal?)!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  16. Estava precisando de ideias do que fazer já que acabei o ensino médio, vou entrar na faculdade só no meio do ano e não tenho trabalho... precisava de dicas de como ocupar meu tempo e amei as ideias, vou coloca-las em pratica já *---* haha

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo