26 de mai de 2013

Como montar um Mídia Kit

chavechave
www
Blogs novatos (e vários que já cresceram um bocado) costumam ter várias dúvidas relacionadas a parcerias. Já fiz um post simples introduzindo o assunto de parcerias com empresas, mas ultimamente, a dúvida mais presente é sobre o mídia kit. O mídia kit nada mais é do que um lugar onde você coloca coisas que possam mostrar para empresas que seu blog é um 'bom partido'. Que vale a pena fechar a parceria. Então nele você coloca informações relevantes sobre seu blog. Deixe-o organizado visualmente e separado em categorias.
Coloque:
1. Introdução: Fale sobre seu blog resumidamente. Os assuntos tratados, o dia que foi criado, a frequência de posts.
2. Números e estatísticas: Visitas diárias, número de seguidores no blog e em cada rede social veiculada a ele, estatísticas mensais (em forma de prints, recomendo visualizarem pela plataforma do seu blog, pelo Google Analytics ou pelo Woopra) e todos os dados numéricos que conseguir.
3. Perfil dos leitores: Também mostre em estatísticas. Faça, se possível, pesquisas com seus seguidores com pedindo idade, sexo, frequência com que visita o blog e faz compras pela internet. Monte gráficos com essas informações e inclua no seu MK.
4. Anúncios: Coloque todas as formas de anúncio: Publipost, banner (coloque o tamanho do banner em cada situação) acima do cabeçalho, na sidebar, acima dos posts, abaixo dos posts e seus respectivos preços. Se seu MK for ficar aberto para todos, não inclua o preço.
Para concluir, deixe todos os seus contatos- redes sociais, e-mail e, claro, o link do blog. Salve como PDF e disponibilize do jeito que escolher.

Ah, e recomendo verem o mídia kit do Keep Calm and DIY e o do 'Ah, Negão!'. São meus favoritos.

Super simples, né? O Mídia Kit dá um ar mais profissional ao seu blog e isso certamente atrai empresas. Meu mídia kit costumava ser aberto, deixando as informações básicas por lá e pedindo para quem se interessasse, mandasse um e-mail pedindo os valores. Não recomendo deixá-los expostos para todos os leitores verem. Ele agora vem em forma de anexo e é mandado inteiro para o e-mail da loja.
O que acharam das dicas? Se tiverem alguma dúvida, podem mandar! :D

3 comentários:

  1. Nossa! Quanto tempo não visito o CO :( Ajudou muito, sempre tive dúvidas sobre Mídia Kit.

    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e as dicas, faz tempo que quero fazer um Midia Kit pro blog mas sempre fico confusa na hora de montar um, também sempre tive duvidas na hora de pedir parcerias, agora vou ver se faço isso durante a semana *.*

    lovelyblogcarol.blogspot

    ResponderExcluir
  3. Preciso urgente fazer um desses, tá na minha lista de afazeres do final de semana, e sempre deixo pro próximo ¬¬
    Tenho que mudar isso!
    Beijinhos,
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir

© Conspirantes - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Montt.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logoimagem-logoimagem-logo